
Foram vendidas 5.603 casas na Grande Área de Toronto (GTA) em outubro, menos 7,9% do que no mesmo mês do ano passado.
Os dados são do “Toronto Regional Real Estate Board”, que atribui esta descida à incerteza em torno da inflação, dos custos dos empréstimos e da situação económica. Estes fatores continuam a levar muitos potenciais compradores a adiar a decisão de comprar casa.
Apesar da quebra em termos anuais, as vendas aumentaram 1,2% face a setembro, numa comparação ajustada às variações sazonais.
Também os preços recuaram. O valor médio de venda fixou-se em 1.024.108 dólares, menos 2,7% do que há um ano. Já o preço de referência, que representa o valor de uma habitação típica, desceu 4,3%.
A oferta também diminuiu. Foram colocadas no mercado 14.173 novas habitações, menos 11,9% do que no mesmo mês de 2025. O número de imóveis disponíveis para venda caiu 10%, para 25.098.
Na cidade de Toronto, foram vendidas 2.184 casas, menos 6,3% do que no ano anterior. No resto da Grande Área de Toronto, a descida foi mais acentuada: 8,9%, para 3.419 vendas.
As moradias em banda e os apartamentos em condomínio registaram as maiores quebras, com descidas de 11% e 10,4%, respetivamente.
Apesar da menor procura, a associação imobiliária considera que os compradores continuam a ter margem para negociar os preços. A descida dos valores de venda também ajuda a atenuar o impacto do aumento dos custos dos empréstimos.
O mercado imobiliário da GTA continua, assim, marcado por menos transações e pela incerteza económica.



