

O Real Estate Board da Grande Vancouver diz que as vendas de casas tiveram uma queda de 26 por cento no mês passado, em comparação com o mesmo mês do ano anterior, mas os preços continuam a subir.
Os dados vêm um mês depois que o governo da Colúmbia Britânica implementou um imposto de 15 por cento para os compradores estrangeiros na área Metropolitana de Vancouver, num esforço para arrefecer um dos mercados imobiliários em alta na América do Norte.
Dan Morrison, presidente do conselho de administração de bens imobiliários, diz que vai levar mais alguns meses até que o impacto do novo imposto sobre o mercado imobiliário possa ser avaliado.
Segundo Morrison, as vendas recordes observadas no início do ano foram substituídas por uma “atividade historicamente mais normal” em julho e agosto.
Enquanto que as vendas caíram, o conselho imobiliário também informou que o preço de referência composto para todas as propriedades residenciais na região metropolitana de Vancouver foi de 933.100 dólares, uma subida de 31,4 por cento em relação a agosto de 2015. Os preços subiram até 4,9 por cento nos últimos três meses.
Observadores disseram na quinta-feira que esperavam um choque inicial provocado pelo imposto, mas as vendas são suscetíveis de recuperar ao longo do tempo, apontando para os fortes laços culturais da região com a China, bem como um mercado de trabalho local robusto.
O governo disse que seria prematuro especular qual o efeito que o imposto pode ter no mercado. A intenção do imposto é para diminuir a taxa de crescimento dos preços e arrefecer a procura, enquanto o mercado imobiliário responde através da construção de novas casas para atender às necessidades locais, explicou o Ministério das Finanças em comunicado de quinta-feira.
Fonte: Canadian Press