VENDAS DE CASAS EM TODO O CANADÁ REGISTAM O MAIOR DECLÍNIO MENSAL EM QUASE 5 ANOS

A Canadian Real Estate Association informa que as vendas de casas em todo o país caíram acentuadamente no mês passado, impulsionadas por uma queda nas transações na região da área metropolitana de Toronto.

O número de propriedades residenciais vendidas no mês passado caiu 6,2 por cento em maio em relação a abril, o maior declínio numa análise mês a mês em quase cinco anos.

Na GTA, as vendas diminuíram 25,3 por cento de abril a maio, uma queda que a CREA atribui a importantes mudanças na política de habitação, incluindo um imposto de 15% aplicado aos compradores estrangeiros.

O imposto foi uma das mais de uma dúzia de medidas implementadas pelo governo do Ontário visando o arrefecimento do mercado imobiliário de Toronto, onde os preços subiram de tal modo que praticamente “afastou” muitos potenciais compradores de casas.

Em Vancouver, outro mercado imobiliário sob muito escrutínio, as vendas aumentaram 22,8 por cento numa análise mês a mês.

O preço médio nacional para todas as casas vendidas no mês passado foi de 530 304 dólares, excetuando Toronto e Vancouver, onde foi de 863 910 dólares e 1 110 376 dólares, respetivamente.

Fonte: Canadian Press