Vendas a retalho no Canadá: Concessionários de automóveis provocam aumento de 0,7% em outubro

FOTO: UNSPLASH
FOTO: UNSPLASH

As vendas a retalho no Canadá em outubro aumentaram 0,7% devido aos automóveis. Segundo os dados divulgados ontem pela Statistics Canada as vendas de novembro devem manter-se inalteradas.

As vendas mensais a retalho no Canadá cresceram 0,7% em outubro, mas muito provavelmente mantiveram-se estáveis em novembro, reforçando as expectativas do mercado de um crescimento lento no quarto trimestre, mostraram os dados da Statistics Canada na quinta-feira, 20 de dezembro.

As vendas de outubro atingiram os 66,95 mil milhões de dólares, impulsionadas por aumentos nos concessionários de veículos automóveis e peças. As vendas aumentaram em sete dos nove subsectores, representando 84,1% do comércio a retalho.

Em termos de volume, as vendas a retalho aumentaram 1,4%. As vendas de novembro deverão manter-se inalteradas, segundo revelou a agência numa estimativa rápida.

“A nossa previsão para o PIB do quarto trimestre sugere agora um crescimento virtualmente nulo durante o período, o que é ainda mais dececionante tendo em conta o aumento do crescimento da população”, afirmou o Grupo Desjardins, em comunicado.

O Governador do Banco do Canadá, Tiff Macklem, citando o efeito das taxas de juro mais elevadas, afirmou que o crescimento económico estagnou em meados de 2023 e que se manteria fraco em 2024. O banco deverá publicar previsões atualizadas no final do próximo mês.