VENDA DE HYDRO ONE TERÁ IMPACTO NEGATIVO NO ORÇAMENTO DO ONTÁRIO

(Arquivo)
(Arquivo)
(Arquivo)
(Arquivo)

O novo administrador de responsabilidade financeira do Ontário adverte que a venda da Hydro One terá um impacto negativo sobre o saldo orçamental da província, noticia a Canadian Press.
O primeiro relatório de Stephen LeClair à Legislatura conclui que a província veria uma melhoria no seu orçamento no primeiro ano depois de uma venda inicial de 15 por cento das ações da empresa pública.
Mas ele diz que o impacto orçamental podia ser positivo ou negativo nos anos subsequentes à medida que mais ações são vendidas, e acabará por ser negativo logo que os Liberais vendam 60 por cento da Hydro One que eles preveem colocar no mercado.
LeClair estima o valor total da Hydro One entre 11 e 14.3 mil milhões de dólares, e aponta que com base nisso uma venda de 60 por cento geraria entre 6.8 a 8.9 mil milhões de dólares, abaixo das estimativas do governo.
Mas o oficial de responsabilidade financeira refere que não pode dizer como o governo fez as suas avaliações para a Hydro One, porque os Liberais não lhe vão falar sobre a sua metodologia.
Sem saber como eles fizeram os seus cálculos, LeClair diz que “não é possível” para ele disponibilizar uma opinião definitiva sobre se a venda parcial ajudará (ou não) o governo a eliminar um défice de 10.3 mil milhões de dólares em 2017-18, como prometido.
A Hydro One entrega cerca de 750 milhões de dólares por ano à província, o que será reduzido quando os proprietários privados tomarem a sua parte dos lucros.
Mas a primeira-ministra Kathleen Wynne diz que ela precisa vender 60 por cento da empresa pública para arrecadar dinheiro para projetos de transporte e infraestruturas públicas.