Veículos elétricos: Governo quer acabar com a venda de viaturas a gasolina até 2035

Foto: Pexels/Kindel Media
Foto: Pexels/Kindel Media

O fim da estrada está a chegar para os veículos a gasolina no Canadá. O Governo já tem um plano para eliminar gradualmente as vendas de automóveis e camiões a gasolina até 2035. Os novos regulamentos serão publicados ainda esta semana.

Os novos regulamentos anunciados pelo ministro do Ambiente, Steven Guilbeault, irão efetivamente pôr fim à venda de novos veículos de passageiros movidos apenas a gasolina ou a gasóleo em 2035.

Os fabricantes de veiculos terão os próximos 12 anos para eliminar progressivamente os automóveis, camiões e carrinhas (SUV) com motor de combustão, com a obrigação de aumentar gradualmente a proporção de modelos elétricos que colocam à venda todos os anos. Os regulamentos relativos ao mandato de venda de veículos elétricos serão publicados no final desta semana.

Para o efeito, o Governo está a criar um sistema em que todos os fabricantes de automóveis terão de demonstrar que uma percentagem mínima dos veículos que colocam à venda são totalmente elétricos ou híbridos ‘plug-in’ de longo alcance.

Começará com 20% em 2026 e aumentará ligeiramente para 23% em 2027. Depois disso, o aumento da percentagem de veículos elétricos começará a aumentar muito mais rapidamente, de modo que, em 2028, 34% de todos os veículos vendidos terão de ser elétricos, 43% em 2029 e 60% em 2030. Este número continuará a aumentar até atingir os 100% em 2035.

“O Governo federal está a fazer investimentos de vários milhares de milhões de dólares na cadeia de abastecimento de veículos elétricos em Ontário”, afirmou o ministro.

Guilbeault acrescentou que o Governo federal acolheria com agrado o facto de Ontário retomar o programa de descontos para veículos eléctricos que tinha estado em vigor sob a alçada dos liberais da província até o Governo do premier Doug Ford o ter desmantelado em 2018.

No que diz respeito às estações de carregamento em edifícios com várias unidades, Guilbeault disse que o Governo federal está a trabalhar na revisão do código nacional de construção.

A política será regulamentada pela Lei Canadiana de Proteção Ambiental e concederá créditos aos fabricantes de automóveis pelos veículos elétricos que venderem.

Os fabricantes de automóveis podem começar a ganhar alguns créditos para os seus objetivos de 2026 e 2027 nos próximos dois anos, numa tentativa do Governo de incentivar uma transição mais rápida.