Vancouver, Toronto e Edmonton retém mais imigrantes

Foto: Edmonton Mennonite Centre for Newcomers
Foto: Edmonton Mennonite Centre for Newcomers

Vancouver, Toronto e Edmonton são as cidades do Canadá com a maior taxa de retenção de imigrantes. Os dados são do Statistics Canada, que olhou para os imigrantes que foram admitidos no país em 2014 e que declararam impostos em 2019.

Vancouver, Toronto e Edmonton têm as maiores taxas de retenção de imigrantes do Canadá, de acordo com dados publicados pelo Statistics Canada.

A agência olhou para os imigrantes que foram acolhidos pelo Canadá em 2014 e que declararam impostos em 2019.

Cinco anos depois de serem admitidos no Canadá, 86,1% dos imigrantes estabeleceram-se em Vancouver, que teve a maior taxa de retenção de qualquer área metropolitana, seguida por Toronto (85,5%) e Edmonton (84,6%).

Vancouver também registou a maior taxa de retenção de imigrantes e refugiados patrocinados pela família, enquanto Edmonton apresentou a maior taxa de imigrantes económicos.

Os dados mostram que a maioria dos imigrantes que declaram impostos permanecem na província onde foram inicialmente admitidos. Mais de 85% dos imigrantes que vieram para o Canadá em 2014 ficaram na mesma província ou território de admissão cinco anos depois.

Ao nível provincial, Ontário registou a maior taxa de retenção (93,7%), seguido por British Columbia (89,7%) e Alberta (89%). As províncias do Canadá Atlântico registaram as taxas mais baixas. Apenas 28,1% dos imigrantes permaneceram na Prince Edward Island.

Já Montreal registou uma alta retenção de imigrantes e refugiados patrocinados pela família, valor muito menor no que toca aos imigrantes económicos. Winnipeg, por sua vez, reteve 82% dos imigrantes patrocinados pela família, mas a sua taxa de retenção de refugiados registou-se perto dos 40%.