Valdemar e Fátima Ávila morrem em acidente de carro em Toronto

Foto: dignitymemorial.com
Foto: dignitymemorial.com

Uma notícia triste para a comunidade portuguesa do Canadá. Um casal luso-canadiano de Toronto morreu esta semana num acidente de carro perto do High Park. Valdemar Ávila tinha 71 e a sua mulher, Fátima, 69.

Era uma dupla bem conhecida da comunidade portuguesa de Toronto. Valdemar Ávila, de 71 anos e Fátima Ávila, de 69, perderam a vida na terça-feira, dia 12 de outubro, num acidente rodoviário. Ao que tudo indica, o carro em que seguiam foi intercetado por outro condutor, que circulava em alta velocidade.

O acidente aconteceu na Parkside Drive, perto da Spring Road. A colisão provocou uma reação em cadeia e envolveu cinco veículos. Além das duas mortes, cinco pessoas ficaram feridas, uma das quais em estado grave.

Um dia depois, Ashley Ávila, filha do casal, visitou o local do acidente, acompanhada pelo marido. Juntos, prestaram uma homenagem a Valdemar e a Fátima, colocando flores e velas na zona onde o acidente aconteceu.

Valdemar e Fátima Ávila imigraram dos Açores para o Canadá em 1971, estabelecendo-se no bairro de Little Portugal, em Toronto. Fátima foi proprietária de um salão de beleza, chamado ‘Salão Leal’, durante 30 anos. Reformou-se há dois anos, pouco antes do início da pandemia.

Já Valdemar era um carpinteiro local, sempre disposto a ajudar quem precisasse. Era também conhecido por produzir grandes quantidades de vinho caseiro todos os outonos, que depois partilhava com amigos e vizinhos.

Além de Ashley Ávila, o casal deixa ainda outro filho, chamado Laurêncio, e dois netos: Easton, de quatro anos, e Weston, de dois anos.

O acidente mortal está a provocar uma onda de comoção no seio da comunidade portuguesa de Toronto. A autarca luso-canadiana Ana Bailão já prestou condolências à família e amigos. Diz-se “profundamente triste” pela morte dos membros do bairro de Little Portugal e lamenta que a morte tenha decorrido de um acidente de carro.

A Casa Funerária Kane-Jerrett vai receber visitas dedicadas ao casal na próxima terça-feira, dia 19, das 16h30 às 20h30. Já o funeral está marcado para o dia seguinte, quarta-feira, na Paróquia de Santa Helena, às 10h00.