VAGA DE GREVES CONTRA CORTES

Protestos vão regressar à rua em outubro e novembro
Protestos vão regressar à rua em outubro e novembro
Protestos vão regressar à rua em outubro e novembro
Protestos vão regressar à rua em outubro e novembro

Os sindicatos da Frente Comum e dos Quadro Técnicos do Estado avançam para greve no próximo dia 8 de novembro, ainda na discussão do Orçamento do Estado. Só a Frente Sindical da Administração Pública (FESAP) ainda não confirmou a adesão ao protesto, mas tudo indica que se associará à iniciativa, tendo em conta o corte salarial no setor público previsto para 2014, a partir dos 600 euros. O cenário de greve geral, que inclua o setor privado, começou ontem a ganhar forma no debate entre sindicalistas, mas o líder da UGT, Carlos Silva, afirmou ao CM que, “para já”, a central sindical descarta a ideia.
No próximo sábado, 19 de outubro, está marcada a manifestação da CGTP. Cerca de 500 autocarros devem percorrer o tabuleiro na ponte 25 de Abril, entre Almada e Lisboa, contra as políticas do Governo. A UGT aplaude a iniciativa e espera a mesma reciprocidade quando organizar outras formas de protesto. Já CGTP espera milhares de pessoas na manifestação marcada para Alcântara, depois da proibição do Governo de um protesto pedonal na ponte 25 de Abril.
O apelo é para que se realize um buzinão no tabuleiro rodoviário. Ao todo, a Lusoponte pode arrecadar 1800 euros com o pagamento de portagens de tantos autocarros. Libério Domingues, da União de Sindicatos de Lisboa, apenas confirma para já, ao CM, cerca de 350 autocarros. A caravana da CGTP deve passar pela ponte 25 de Abril entre as 13 e as 14 horas.