Vacinas de reforço: Ontário reduz elegibilidade da 3ª de Covid-19 para 50+ anos

Foto: Kampus Production/Pexels
Foto: Kampus Production/Pexels

As autoridades provinciais de Ontário decidiram reduzir a idade de elegibilidade para injeções de reforço para a Covid-19 destinada a pessoas imunocomprometidas. A partir de 13 de dezembro, pessoas com 50 ou mais anos já podem levar a terceira dose.

O Governo de Ontário vai reduzir a elegibilidade para a terceira vacina contra a Covid-19 para qualquer pessoa com 50 ou mais anos, de modo a incluir um grupo mais amplo de pessoas imunocomprometidas.

O delegado de saúde provincial, Kieran Moore, disse em conferência de imprensa na tarde de quinta-feira que, a partir de 13 de dezembro, qualquer pessoa com 50 anos ou mais que tenha recebido a segunda dose da vacina Covid-19 há, pelo menos, seis meses, poderá marcar uma terceira consulta.

Moore disse que as clínicas de vacinação, farmácias, hospitais e consultórios médicos da província têm capacidade e abastecimento suficiente de vacinas para administrar a terceira injeção para aqueles com 50 ou mais anos, mas não para toda a população adulta neste momento.

Além disso, as autoridades provinciais informaram que uma maior expansão da elegibilidade virá no próximo ano, já a partir de janeiro.

A expansão da elegibilidade para o reforço de vacinas Covid-19 para imunocomprometidos veio após o surgimento da nova variante Ómicron, descoberta pela primeira vez na África do Sul na semana passada.