VACINACOVID-19: 60% DOS CANADIANOS QUEREM SER VACINADOS, DIZ INQUÉRITO

Foto: U.S. Secretary of Defense/Flickr
Foto: U.S. Secretary of Defense/Flickr

Há cada vez mais canadianos ansiosos por receberem vacina contra a Covid-19. De acordo com um novo sondagem, 60% dos inquiridos querem agora ser vacinados, numa subida de 14% face a julho de 2020. Por outro lado, o descontentamento é grande no que toca ao ritmo lento da vacinação.

Frustração e ansiedade. São duas palavras que resumem uma nova sondagem do instituto Angus Reid. Segundo o inquérito, muitos canadianos estão descontentes com o ritmo lento da vacinação no Canadá. Por outro lado, cada vez mais querem receber a vacina.

A percentagem dos que anseiam por ser vacinados subiu 12 pontos em apenas um mês e 14 pontos desde julho do ano passado. Agora, são 60% os canadianos que querem ser imunizados contra a Covid-19. Ainda há receios sobre os efeitos a longo prazo da vacinação. Apesar disso, uma clara maioria está mais confiante do que desconfiada.

Na sondagem, os inquiridos também apontam o dedo às autoridades de saúde e aos políticos. 52% criticam o compasso da vacinação e afirmam que está a demorar “demasiado tempo”.

Há províncias com maiores índices de insatisfação. Em Manitoba, 51% dos inquiridos acusam o governo provincial de fazer “um mau trabalho”. Já em Ontário, esse valor sobe para os 54%.

Por outro lado, a impaciência é maior entre os homens com 55 anos ou mais. De acordo com o inquérito, 63% dos inquiridos desta categoria antecipam uma espera “demasiado longa” pela vacina.