
O Governo de Ontário já anunciou que todos os adultos vão poder agendar a toma da vacina contra a Covid-19 a partir do dia 24 de maio. Uma boa notícia para a província, que tem visto muitos hospitais e unidades de saúde sobrelotados de pacientes infetados.
Parece que uma boa notícia também não vem só. O Governo de Ontário comunicou que a partir de 24 de maio, todos os adultos na província passam a estar elegíveis para fazer a marcação para receberem a vacina contra a Covid-19.
Além disso, o grande abastecimento de remessas da vacina no Canadá também vem contribuir para que metade dele seja desviado para zonas de risco e bairros vulneráveis durante o mês de maio.
Para a marcação da vacina contra o novo coronavírus na região de Ontário, estão atualmente elegíveis indivíduos de 55 ou mais anos. A partir do dia 3 de maio, vão passar a estar elegíveis quem tem 50 anos de idade, ou mais, e, na semana seguinte, a partir de 10 de maio, passam a estar elegíveis todos com 40 ou mais anos. Posteriormente, a partir do dia 17, adultos com 30 ou mais anos e, finalmente, a 24 de maio, ficam elegíveis todos residentes da província com mais de 18 anos.
A expansão do sistema de reserva de vacinas também torna elegíveis todos os trabalhadores essenciais, pessoas com graves problemas de saúde e todas as mulheres grávidas, e respetivos cônjuges, a partir de 10 de maio.
Já qualquer adulto em um dos 114 bairros considerados hotspot para a Covid-19 estão elegíveis para marcar a toma da vacina partir de 3 de maio.
O Governo Ontário anunciou que vai receber cerca de 800 mil doses da vacina da Pfizer-BioNTech a cada semana do mês de maio. O valor aumenta para as 940 mil doses semanais em junho.
