VACINA COVID-19: CANADÁ RECEBE MAIS DE UM MILHÃO DE DOSES POR DIA NA 2.ª FASE

Foto: FordNation/Facebook
Foto: FordNation/Facebook

O Canadá deverá receber mais de um milhão de vacinas por dia na segunda fase da vacinação contra a Covid-19. Espera-se que nessa altura, a partir de abrir de 2021, a generalidade dos canadianos comece a ser vacinada. O Governo de Ontário já divulgou, entretanto, os grupos elegíveis para essa segunda etapa. Diz que os primeiros da lista poderão mesmo começar a ser vacinados em março.

Mais de um milhão de doses da vacina contra a Covid-19 por dia. É esse o número que as autoridades federais canadianas esperam receber na segunda fase da vacinação. A generalidade da população deverá começar a ser vacinada a partir de abril. Em Ontário, o Governo provincial diz mesmo que alguns canadianos dos grupos elegíveis poderão ser inoculados ainda em março.

O executivo de Doug Ford já divulgou a lista dos que vão ser vacinados na segunda fase, que deverá terminar durante o verão. Dependendo das doses disponíveis, a expetativa é vacinar 8,5 milhões de pessoas durante esse período.

Os primeiros na lista da segunda etapa em Ontário são os seniores. É dada prioridade aos que têm mais de 80 anos e logo depois aos que têm mais de 75. Grupos vulneráveis, incluindo pessoas que vivem em abrigos, também deverão ser vacinados até julho. Somam-se ainda os portadores de doenças crónicas graves e os respetivos cuidadores, e ainda os trabalhadores da linha da frente, como socorristas e profissionais da educação e do setor alimentar.

A maioria deverá ser notificada pelo seu médico de família. A ideia é administrar as vacinas em consultórios médicos, farmácias e em grandes locais especialmente dedicados à vacinação.

Já a terceira fase da vacinação em Ontário deverá arrancar em agosto. Nessa altura, espera-se que qualquer pessoa que queira ser vacinada o consiga fazer sem qualquer constrangimento. Enquanto isso, a primeira fase da vacinação continua a decorrer. Para já, o foco está nos profissionais de saúde e nos lares de idosos.