
O episódio aconteceu na tarde de dia 20 de agosto numa zona remota no Norte de Saskatchewan. Uma mulher de 44 anos foi atacada por um urso negro, enquanto estava ao telefone com o pai, e sofreu lesões graves. Depois de ter sido recolhida de avião, Stephanie Blais foi declarada morta na vila de Buffalo Narrows, que fica a cerca de 150 quilómetros do local do incidente.
A polícia avança que o urso foi morto a tiros depois de atacar a mulher. De acordo com o pai da vítima, citado pela imprensa canadiana, o marido de Stephanie tentou primeiro imobilizá-lo com spray pimenta, mas como o urso continuou de pé foi obrigado a disparar. O ataque fatal do urso, que é o primeiro da província desde 1983, está a ser investigado pelas autoridades.
Oficiais de conservação dizem que este comportamento não é comum em ursos negros e que o animal tinha entre 113 e 158 quilos. Por outro lado, a família da vítima acrescenta que o marido de Stephanie tem experiência a lidar com a espécie.
Stephanie Blais estava de férias com o companheiro e os dois filhos numa cabana da família, situada numa floresta remota às margens do lago McKie. O acesso ao local é feito por avião.