
As universidades de Ontário esperam enfrentar perdas de receita de mais de 2,1 mil milhões de dólares devido aos cortes federais no número de estudantes internacionais na província. O alerta foi feito pelo Conselho das Universidades de Ontário.
Segundo dados fornecidos pelo conselho à imprensa canadiana, os números indicam que os cortes levaram a uma perda estimada de 300 milhões de dólares em receita no ano passado, uma perda de 700 milhões de dólares este ano e uma perda projetada de 1,1 mil milhões no próximo ano.
O conselho afirmou ainda que as universidades não podem continuar a cortar programas e serviços para lidar com as perdas de receita. As universidades já implementaram cortes de quase 550 milhões de dólares nos últimos anos, reduzindo programas, serviços e pessoal.
O Governo federal reduziu e limitou o número de estudantes internacionais em janeiro de 2024, deixando várias universidades e faculdades da província a lutar com a perda de matrículas e receitas.
O setor está a preparar-se para um impacto ainda maior, uma vez que Ottawa anunciou ainda menos estudantes estrangeiros para 2026 na penúltima semana de novembro.
