Universidade fecha: Conservatório de música McGill fecha no final do verão

FOTO: MCGILL UNIVERSITY
FOTO: MCGILL UNIVERSITY

No Quebec, depois de mais de um século de existência, o Conservatório de Música da Universidade McGill vai fechar as portas no final do verão. O anúncio foi feito pela direção, no dia de ontem.

O Conservatório de Música da Universidade McGill do Quebec anunciou a decisão de fechar as portas na última segunda-feira, citando uma infinidade de razões – incluindo o aumento dos custos e a falta de espaço à medida que outros programas de nível universitário crescem. Também a queda acentuada de estudantes durante a pandemia da Covid-19 é uma das razões citadas pela direção.

Antes da crise sanitária, mais de 500 pessoas estavam inscritas nas aulas particulares dadas pelo Conservatório, mas o número diminuiu para menos de 300 no ano passado, de acordo com a universidade.

“A nossa projeção de inscrições presenciais para o próximo ano não excederia os 100 estudantes”, avançou a reitoria.

O Conservatório fundado em 1904, que é supervisionado pela Escola de Música Schulich da universidade, “já não é financeiramente viável nem sustentável”.

“Foi uma decisão extremamente difícil, e só tomada após cuidadosa consideração e análise”, lê-se no comunicado.

A universidade diz que os estudantes que estão atualmente inscritos no Conservatório vão poder concluir os cursos, mas não vão ser feitas novas inscrições para além do verão.