Universidade de Guelph: Série de conferências celebra os 30 anos da ‘Hopper Lecture’ no GIDS

O Instituto de Estudos de Desenvolvimento de Guelph (GIDS) está a celebrar o 30.º aniversário da ‘Conferência Hopper’ no mês de outubro. O Instituto está a assinalar a ocasião com a oradora Leanne Betasamosake Simpson na quinta-feira, 19 de outubro, que irá proferir uma conferência intitulada ‘Teorias da Água’.

Uma série de conferências celebra, em outubro, os 30 anos da ‘Hopper Lecture’ no Instituto de Estudos de Desenvolvimento de Guelph (GIDS).

A ‘Conferência Hopper’ teve início em 1993 e recebeu o nome de David Hopper, o presidente do Centro Internacional de Investigação para o Desenvolvimento (IDRC). Hopper é um antigo professor de economia agrícola na universidade.

“Descobrimos que várias pessoas ligadas ao IDRC também tinham ligações à Universidade de Guelph”, disse Andrea Paras, diretora do GIDS.

“A universidade tem um dos mais antigos programas de estudos de desenvolvimento internacional do país. Portanto, fazia sentido que a colaboração começasse.”

Um dos oradores mais famosos a intervir na ‘Conferência Hopper’ foi em 1999, quando Francisco Sagasti, um engenheiro de Lima, no Peru, falou sobre o futuro da cooperação para o desenvolvimento. Ele viria a tornar-se Presidente do Peru em 2020.

Uma dotação do IDRC permitiu à universidade convidar muitos oradores de alto nível de todo o mundo. Os temas incidem sobretudo nas questões mais difíceis que o mundo enfrenta atualmente.

“O ambiente, a pobreza e a igualdade, e para nos ajudar a refletir sobre a forma de abordar estas questões”, afirmou Paras.

A ‘Hopper Lecture’ é gratuita para o público, independentemente de se ser estudante da Universidade de Guelph. Os oradores convidados também podem falar sobre o tema numa segunda universidade à sua escolha.

“É uma oportunidade para chegarmos ao público, tanto dentro da universidade como fora dela”, disse Paras, acrescentando que as palestras são sempre muito concorridas.