Uma semana memorável para a diáspora no Canadá

Correio da Manhã Canadá

Esta é uma semana importante para nós. Com as comemorações dos 70 anos da emigração portuguesa para o Canadá, que já começaram e têm ponto alto no sábado, dia 13 de maio e domingo, dia 14 de maio, acompanhamos de perto a presença do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas no país.

Esta é a primeira visita de Paulo Cafôfo às comunidades portuguesas e lusodescendentes no Canadá, numa agenda que inclui encontros com organizações associativas e membros da comunidade portuguesa. Depois de Montreal, Vancouver e Ottawa, o secretário de Estado termina a viagem em Toronto.

A visita de Paulo Cafôfo, numa altura em que se celebra um marco tão importante para a diáspora, é um gesto de reconhecimento, de valorização e de promoção dos laços entre Portugal e o Canadá. Iniciativas como esta são sempre bem-vindas, por trazerem para o espaço público o debate da relação entre os dois países, mas não só. O contacto presencial de um representante do Governo português com a nossa comunidade faz-nos sentir mais perto de casa e, mais do que isso, reforça a ideia de que a nossa casa não se esquece de nós.

E quando falamos em diáspora portuguesa no Canadá, não há como não falar nos Açores. Coincidentemente, é também esta semana, nos dias 12 e 13 de maio, que a festa do Senhor Santo Cristo é celebrada no arquipélago e, este ano, com uma novidade especial: pela primeira vez, uma irmandade
canadiana – a do Senhor Santo Cristo de Brampton – terá a honra de carregar o andor da imagem durante a procissão e também de oferecer a capa que vestirá o Santo Cristo. Um marco histórico que, mais uma vez, nos mostra que a relação entre Portugal e o Canadá se mantém viva, muito por causa da manutenção
de tradições que reforçam o nosso sentimento de identidade.

Ainda embalados pelo Dia da Mãe, assinalado no passado domingo, não podemos deixar de congratular as mães da nossa comunidade, e não só. A união familiar – traço que é também identitário dos portugueses – muito se deve a todas as mulheres que diariamente procuram traçar um futuro sorridente para os seus filhos, prescindindo até por vezes de si próprias. A todas elas, deixamos um profundo agradecimento.

Boa leitura!