Um em cada três ucranianos com visto chegam ao Canadá

FOTO: UNSPLASH
FOTO: UNSPLASH

As estatísticas do Governo canadiano mostram que menos de um terço dos ucranianos aprovados para vistos canadianos temporários chegaram ao país, mesmo quando centenas de milhares de outros permanecem na fila à espera de saber se se qualificam para viajar para o Canadá.

Os vistos temporários fazem parte das medidas especiais de imigração introduzidas pelo Governo federal na sequência da invasão russa da Ucrânia, dando aos ucranianos autorização de emergência para viajar e viver no Canadá.

Segundo o Governo canadiano, menos de um terço dos ucranianos aprovados para vistos canadianos temporários chegaram ao país. Muitos ainda continuam à espera de entrar no Canadá

De acordo com a Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá, o Governo recebeu quase 700 mil pedidos de ucranianos para viajar para o Canadá ao abrigo do programa especial entre março e novembro.

O departamento diz que apenas cerca de 420 mil pedidos foram aprovados até agora, enquanto as estatísticas da Agência de Serviços de Fronteira do Canadá mostram que cerca de 117 mil chegaram de facto ao país.

A partir de setembro, cerca de 14% dos pedidos de vistos eram para cidadãos menores de 18 anos, enquanto cerca de 5% eram para pessoas com pelo menos 61 anos.

A Embaixadora da Ucrânia no Canadá Larisa Galadza disse que o Canadá recebe 14 mil candidaturas por semana de ucranianos, e cerca de sete milhões de civis fugiram da Ucrânia no total.