UE RETIRA CANADÁ DA SUA LISTA DE PAÍSES SEGUROS

Foto: Guillaume Périgois/Unsplash
Foto: Guillaume Périgois/Unsplash

A União Europeia retirou o Canadá da sua lista de países seguros, por causa do aumento de casos de covid-19 no país. Cabe agora aos Estados-membros, incluindo Portugal, seguir ou não a recomendação de limitar a entrada dos viajantes canadianos.

O Conselho da União Europeia (EU) atualizou a sua lista de países seguros no contexto da pandemia, na quinta-feira, dia 22 de outubro. O organismo decidiu, desta vez, excluir o Canadá, num sinal de que a situação epidemiológica do país representa uma ameaça para a Europa.

De notar que a decisão não proíbe quem estiver no Canadá de viajar para a União Europeia. A lista serve de recomendação aos Estados-membros, que devem agora decidir se seguem, ou não, o conselho da organização. Apesar da medida não ser vinculativa, a União Europeia apela ao cumprimento da recomendação.

Para já, as ligações aéreas entre Portugal e o Canadá continuam a ser permitidas, com algumas regras. Ao embarcarem para Portugal, todos os cidadãos, portugueses ou estrangeiros, têm de provar que testaram negativo à covid-19 nas 72 horas anteriores.

No caso de viajarem sem o comprovativo do diagnóstico, os nacionais ou residentes permanentes em Portugal são submetidos a um teste à chegada. Os demais passageiros que viajarem sem teste são sujeitos a uma multa e recambiados para o país de origem.