UBS otimista com crescimento económico em 2026 e prevê valorização de ações de IA

Lisboa, 28 nov 2025 (Lusa) — O UBS está otimista com o crescimento global em 2026 e no mercado de ações prevê que as empresas de tecnologia e inteligência artificial (IA) continuem a valorizar-se embora admita o risco de ‘bolhas’.

Segundo o relatório “Year Ahead 2026”, do UBS Global Wealth Management (a área de gestão de património do grupo financeiro suíço UBS), o crescimento económico global será resistente em 2026 e deverá acelerar a partir de meados do ano.

Ainda assim, há riscos decorrentes do peso da dívida pública, das incertezas políticas e da inflação. Para gerir estes riscos, considera o relatório, serão importantes a gestão das despesas públicas em cada país, uma política monetária mais flexível e a inovação em inteligência artificial.

O UBS considera mesmo que se a IA levar a ganhos de produtividade reais que poderá dar origem a um novo ciclo de crescimento.

Sobre o mercado acionista, os analistas do UBS preveem que em 2026 continue a valorizar-se, destacando os títulos de empresas de tecnologia e inteligência artificial, sustentados pelo forte investimento em infraestruturas de inteligência artificial e pela crescente adoção de ferramentas de inteligência artificial.

Ainda assim, aconselha os investidores a estarem atentos aos riscos de ‘bolhas’ (valorização excessiva das ações).

Também em destaque estarão as ações de saúde, energia e de empresas ligadas à longevidade e anti-envelhecimento (caso de biotecnologia).

IM // JNM

Lusa/Fim