U of T desenvolveu novo transporte de cargas para a lua

Foto: utoronto.ca

Um grupo de investigadores do Instituto de Estudos Aeroespaciais da Universidade de Toronto (UTIAS) desenvolveu novos algoritmos de autonomia desenvolvidos que podem tornar o transporte de carga na Lua mais seguro e eficiente para os astronautas.

Como parte de uma equipa liderada pela MDA Space, o professor Tim Barfoot e o estudante de doutorado Alec Krawciw estão a desenvolver tecnologia para ajudar o veículo utilitário lunar proposto pelo Canadá a navegar entre pontos de entrega de carga durante futuras missões lunares, abordando um desafio fundamental de transporte assim que os astronautas pousarem na Lua.

Ao contrário das missões planetárias anteriores, em que os rovers exploram o terreno em várias direções para recolher dados, o veículo utilitário lunar visa fazer viagens regulares entre locais fixos para entregar mercadorias e equipamentos aos astronautas. 

Esta é a primeira vez que um rover espacial terá de repetir o mesmo percurso, tornando a estrutura de navegação visual de ensino e repetição de Barfoot adequada para a missão.

Em dezembro de 2024, Krawciw e Barfoot juntaram-se às equipas da MDA Space e do Centre de Technologies Avancées BRP da Université de Sherbrooke para testar o sistema autónomo nas instalações de terreno analógico da agência espacial em Montreal, que reproduzem a superfície de Marte. O teste de campo proporcionou às equipas a oportunidade de identificar e resolver quaisquer limitações de hardware e software ao operar em condições semelhantes às lunares.

Após um teste de campo bem-sucedido, a equipa foi selecionada pela agência espacial em julho de 2025 para conduzir um estudo de fase inicial para o veículo utilitário lunar proposto pelo Canadá, como parte da iniciativa de exploração da superfície lunar da agência. 

Esta será a próxima contribuição do Canadá para o programa Artemis da NASA, que visa estabelecer uma presença humana sustentável na Lua.