TTC PREPARA ELÉTRICOS PARA O INVERNO APÓS BOMBARDIER FALHAR ENTREGA DE NOVAS MÁQUINAS

Foto de arquivo (2008). (JP Moczulski / The Canadian Press)
Foto de arquivo (2008). (JP Moczulski / The Canadian Press)
Foto de arquivo (2008). (JP Moczulski / The Canadian Press)
Foto de arquivo (2008). (JP Moczulski / The Canadian Press)

A Comissão de Trânsito de Toronto está a tomar medidas preventivas para garantir que a sua frota de elétricos funciona tão bem quanto possível neste inverno.
A TTC disse que os invernos canadianos têm uma quota-parte da responsabilidade no envelhecimento dos veículos, mas até que mais novos elétricos sejam entregues pela Bombardier, a empresa pública de transporte público terá de se contentar com o que tem.
A iniciativa não é uma solução sustentável, lamenta a TTC, e o inverno ainda vai causar estragos nas máquinas antigas. Mas até que cheguem os novos elétricos, a comissão vai fazer o que pode para minimizar falhas.
Presentemente, existem apenas 10 novos elétricos a circular em Toronto, muito longe dos 67 que a Bombardier originalmente prometeu entregar até ao final de 2015.
Bombardier deveria construir um total de 204 novos elétricos para a TTC, de acordo com um contrato de mil milhões de dólares, assinado em 2009.
Neste verão passado, responsáveis da TTC visitaram as instalações da Bombardier em Thunder Bay, Ontário, e negociaram um acordo revisto que consignava a entrega de apenas 20 elétricos até ao final do ano. Mas em outubro, a Bombardier informou que não seria capaz de cumprir o prazo.
O presidente do administração da TTC Josh Colle estimou que os atrasos custaram à comissão de trânsito mais de $50 milhões.
Os membros da administração votaram unanimemente no final de outubro a intenção de processar a Bombardier nesse montante após a empresa ter falhado repetidamente a entrega de novos elétricos no tempo estipulado.

Fonte: CTV Toronto