TTC ESTIMA RECEBER CERCA DE 850 MILHÕES DE DÓLARES DO ORÇAMENTO FEDERAL DESTINADO AO TRÂNSITO

Main Street Station da TTC - 8 de abril de 2016. CityNews/Cynthia Mulligan.
Main Street Station da TTC - 8 de abril de 2016. CityNews/Cynthia Mulligan.
Main Street Station da TTC - 8 de abril de 2016. CityNews/Cynthia Mulligan.
Main Street Station da TTC – 8 de abril de 2016. CityNews/Cynthia Mulligan.

Estima-se que 850 milhões de dólares do dinheiro destinado para o trânsito alocado no primeiro orçamento do governo de Trudeau irá para a TTC, disse Andy Byford.
Os responsáveis da empresa de transporte, juntamente com os políticos de alto perfil, estiveram na estação de metro Main Street na sexta-feira para revelar as primeiras portas de tarifa Presto da TTC. Em vez disso, os responsáveis foram questionados sobre o financiamento federal para a TTC.
O CEO da TTC disse que o ministro da Infraestrutura e Comunidades Amarjeet Sohi visitou as instalações de Hillcrest na quinta-feira para confirmar que o dinheiro está a chegar a Toronto.
Byford explicou que ele ainda tem que saber quanto dinheiro o serviço de transporte público vai receber, mas os responsáveis da TTC concluíram que esse valor deve rondar os 850 milhões de dólares.
Byford recordou que no passado o dinheiro federal e provincial foi alocado numa base per-capita.
“A grande mudança é que eles disseram que eles vão fazê-lo de acordo com o número de passageiros”, afirmou, acrescentando que a TTC conta para cerca de 26 por cento do número de passageiros de todo o serviço de transporte canadiano.
“Se você fizer as contas, 26 por cento do financiamento que achamos que está disponível equivaleria a uma verba aproximada de 850 milhões de dólares”, disse Byford. “Isso é apenas a nossa matemática interna, não sabemos se esse é o número exato.”
Byford refere que a TTC tem sido “cronicamente subfinanciada”, pelo que logo que o dinheiro seja disponibilizado por Otava, ele tem uma “lista de compras” de coisas que precisam ser feitas, incluindo:
– Novos veículos terão que ser adquiridos
– A modernização da Linha 2 vai precisar de novos comboios e novo sistema de sinalização
– Modernizações de trilhos, muitos dos quais têm já cerca de 40 anos de idade
Byford sublinhou que a TTC é o sistema de trânsito menos financiado na América do Norte, indicando que 70 por cento do financiamento vem da “fare box” e 30 por cento do subsídio municipal.
O deputado federal Adam Vaughan, que também marcou presença no anúncio do Presto, disse que o dinheiro para a TTC está definitivamente a chegar.
Na sexta-feira, o primeiro-ministro Justin Trudeau disse que os 3,4 mil milhões de dólares incluídos no orçamento federal do mês passado para a infraestrutura de trânsito vão começar a chegar aos municípios este ano.
O primeiro-ministro não especificou o quanto receberia cada comunidade, mas adiantou que o Ontário, em particular, poderia esperar receber cerca de metade do dinheiro prometido – 1,5 mil milhões de dólares.
Modernização da TTC: Portas tarifa para Presto na Main St. Station
O presidente da TTC Josh Colle disse que as novas portas de tarifa Presto acessíveis na estação de metro na extremidade leste era apenas um dos últimos passos para modernizar a TTC e melhorar o serviço ao cliente.
Ao longo dos últimos dois anos, algumas das melhorias da TTC incluíram o serviço de metro mais cedo aos domingos, novas rotas de autocarros expresso, o lançamento de novos elétricos, Wi-Fi gratuito e serviço de telemóvel no sistema de metro, e a adição de reparação de bicicletas nas estações.
As novas portas de tarifas, que abrem e fecham quando o passageiro toca o seu cartão de tarifa sobre o leitor, estará disponível para utilizadores Presto e Metropass (passe mensal). No entanto, a TTC está a retirar progressivamente os Metropasses para abrir espaço para o sistema Presto.
Cole acrescentou que as portas de tarifa Presto serão instaladas em 42 estações de metro até ao final deste ano.
Os leitores de cartões Presto também serão instalados em autocarros ainda nesta primavera e em veículos Wheel-Trans neste verão, como parte do plano da TTC para ter toda a rede Presto acessível no final do ano.
“Uma vez concluído o processo, haverá mais de 10.000 dispositivos Presto em elétricos, autocarros, estações de metro e veículos Wheel-Trans para os quase dois milhões de passageiros que utilizam a TTC diariamente”, disse Colle.
Presentemente, a TTC tem uma média combinada de cerca de 350.000 “taps” de cartão Presto por semana em autocarros e metros.
Fonte: Citynews