TRUSTEE DO TDSB DIZ QUE ACABAR COM O SUBSÍDIO PARA ESPAÇOS DE CUIDADOS INFANTIS ESCOLARES PREJUDICARÁ PAIS

(CP PHOTO/Frank Gunn)
(CP PHOTO/Frank Gunn)
(CP PHOTO/Frank Gunn)
(CP PHOTO/Frank Gunn)

Um administrador da Direção Escolar do Distrito de Toronto (TDSB, sigla em inglês) diz que uma proposta para acabar com um subsídio que ajuda a financiar creches em escolas acabará por tornar a creche mais cara para os pais com dificuldades financeiras.
Para ajudar a cobrir um défice de 91 milhões de dólares no orçamento operacional para 2017, os responsáveis estão a propor acabar com um acordo de 20 anos que subsidia os custos de operação de 350 creches nas escolas públicas.
O subsídio atualmente ajuda as quatro direções escolares de Toronto a cobrir os custos de aquecimento, manutenção e outros custos operacionais para espaços de assistência à infância.
A mudança, que entraria em vigor em julho, pouparia à cidade 1,13 milhões de dólares em 2017 e 2,26 milhões de dólares em 2018. No entanto, acabaria por custar aos pais um montante extra de 350 dólares por ano por criança.
“Se eles caminharem na direção que eles estão a propor, o corte vai acabar por passar para os pais na forma de aumento das taxas. Nós não cremos que os pais tenham recursos para isso e não pensamos que os nossos centros de assistência à infância se possam dar ao luxo da instabilidade que isso irá criar”, disse Jennifer Story (Trustee para o Ward 15 TDSB) aos repórteres na quinta-feira. “Nós vamos juntar-nos aos centros de assistência à infância e pais para pedir aos vereadores municipais que votem para reverter essa proposta”.
Story disse que os administradores do TDSB “compreendem os desafios que a cidade enfrenta”, mas não podem apoiar nenhuma proposta que aumente o custo da creche. Ela também deu a entender que se a cidade seguir com a decisão, o TDSB poderia, por sua vez, aumentar o aluguer que cobra ao município pelas creches escolares.
O custo de uma creche em instalações municipais é de cerca de 1900 dólares por mês para crianças (18 a 30 meses) e 1400 dólares por mês para crianças em idade pré-escolar.
Um relatório do Centro Canadiano de Políticas Alternativas em 2015 descobriu que Toronto tem as maiores taxas de creche no país.
Fonte: CP24