Trump partilha mensagem de Rutte a elogiar “grande sucesso” no Irão

Haia, Países Baixos, 24 jun 2025 (Lusa) — O Presidente norte-americano divulgou hoje uma mensagem que lhe foi enviada pelo secretário-geral da NATO, Mark Rutte, com palavras de elogio ao “grande sucesso” dos bombardeamentos dos Estados Unidos contra instalações nucleares no Irão.

Na sua plataforma Truth Social, Donald Trump partilhou algumas capturas de ecrã com os elogios do antigo primeiro-ministro neerlandês, no dia em que começou a cimeira da Aliança Atlântica, em Haia.

“Parabéns e obrigado pela sua ação decisiva no Irão. Foi realmente extraordinário e algo que mais ninguém se atreveu a fazer”, declarou Mark Rutte, referindo-se aos bombardeamentos da aviação norte-americana na madrugada de domingo.

O secretário-geral da NATO comentou também, na mensagem dirigida ao líder da Casa Branca e já confirmada pela organização, que os Estados Unidos “estão a partir para mais um grande sucesso” em Haia, onde os aliados da NATO vão decidir o aumento das despesas com defesa.

“Vocês vão conseguir algo que NENHUM presidente norte-americano conseguiu em décadas”, declarou Rutte, usando as maiúsculas que Trump usa em publicações próprias nas redes sociais.

A Europa vai pagar “um preço ENORME” para financiar a defesa “como deve ser” e “essa será a sua vitória”, escreveu ainda Rutte a Donald Trump, que critica frequentemente os “caloteiros” europeus.

O Presidente dos Estados Unidos tem sublinhado repetidamente que os países europeus da NATO e o Canadá devem pagar mais pela defesa e dedicar-lhe pelo menos 5% do produto interno bruto (PIB).

A 13 de junho, Israel atacou instalações militares e nucleares iranianas, ação que justificou pela criação iminente de uma arma nuclear, o que é refutado por Teerão.

No passado domingo, os Estados Unidos executaram bombardeamentos contra instalações nucleares iranianas e, na segunda-feira, Teerão reivindicou um ataque de retaliação contra uma base norte-americana no Qatar.

No mesmo dia, e após quase duas semanas de ataques aéreos cruzados entre Israel e o Irão contra os respetivos territórios, Trump anunciou um acordo de cessar-fogo entre as partes.

Na véspera do arranque da cimeira, o secretário-geral da NATO rejeitou que os Estados Unidos tenham violado a lei internacional durante os bombardeamentos ao território iraniano.

Rutte acrescentou que os 32 países que integram a organização “concordaram há muito tempo que o Irão não pode desenvolver armas nucleares”.

HB (AFE) // EJ

Lusa/Fim