Trudeau no Indo-Pacífico: PM quer evitar conflitos provocados pela China

Foto: Justin Trudeau/Facebook
Foto: Justin Trudeau/Facebook

Justin Trudeau prosseguiu hoje com a sua visita pelo Indo-Pacífico. Entre hoje e amanhã, está em Singapura, para promover as empresas e os produtos canadianos. Esta terça-feira, insistiu nos acordos comerciais com a região para evitar conflitos provocados pela China.

7 e 8 de setembro foram as datas escolhidas para a visita de Justin Trudeau a Singapura, no âmbito da sua viagem de seis dias ao Indo-Pacífico.

Uma visita marcada por reuniões com líderes empresariais da região, bem como um encontro com o primeiro-ministro de Singapura, Lee Hsien Loong.

Trudeau decidiu ir à Ásia no arranque de setembro para promover o comércio, bem como a energia e os produtos canadianos, encontrando-se com líderes do Indo-Pacífico e participando em duas cimeiras.

Esta quinta-feira, dia 7 de setembro, o primeiro-ministro comprometeu-se com um calendário para os acordos comerciais com a região, sugerindo que essas parcerias podem evitar conflitos provocados pela China.

Ainda assim, Trudeau adiantou que as relações difíceis entre o Canadá e Pequim estabilizaram.

O governante disse não crer que a “ideia de cruzar os braços e virar as costas a qualquer parte do mundo seja algo de bom para a economia canadiana”.

Num evento organizado pela Bloomberg, acrescentou que os países ocidentais estão atualmente a coordenar a sua abordagem ao comércio com a China.