Trudeau no Indo-Pacífico: Canadá nomeia representante comercial para a região

Foto: Justin Trudeau/Facebook
Foto: Justin Trudeau/Facebook

Justin Trudeau aterrou em Jacarta, a 5 de setembro, onde deu início a uma viagem de seis dias pela região do Indo-Pacífico. Esta terça-feira, encontrou-se com o Presidente da Indonésia. O primeiro-ministro anunciou a abertura de um gabinete canadiano em Jacarta e a nomeação de um representante comercial para o Indo-Pacífico.

O Canadá vai abrir um gabinete de desenvolvimento das exportações em Jacarta. Além disso, nomeou um representante comercial para o Indo-Pacífico – Paul Thoppil – que vai ajudar as empresas canadianas a entrar em novos mercados na região. O anúncio foi feito por Justin Trudeau esta terça-feira, dia 5 de setembro, durante uma visita à Indonésia.

O primeiro-ministro chegou a Jacarta, no âmbito de uma visita de seis dias ao Indo-Pacífico, com o compromisso de continuar a desenvolver as suas relações com o país do sudeste asiático. Um dos seus primeiros eventos foi uma visita oficial ao palácio do Presidente Joko Widodo.

Os dois líderes discutiram os seus laços crescentes, os quais o Canadá considera necessários para aumentar a sua presença diplomática e comercial no Indo-Pacífico.

Trudeau, cujo filho mais velho, Xavier, de 15 anos, se juntou à viagem, anunciou que serão enviadas cinco missões comerciais para a região, incluindo a Indonésia, as Filipinas e o Vietname.

Também anunciou um investimento de 10 milhões de dólares em cinco anos para ajudar a prevenir futuras ameaças biológicas, como outra pandemia, e outro de 13 milhões de dólares para projetos de saúde sexual e reprodutiva na Indonésia.

O Canadá também se comprometeu a emprestar mais de 100 milhões de dólares à Indonésia destinados à construção de infraestruturas ecológicas de água potável e energia solar.