Trudeau na Tailândia: PM quer fortalecer comércio com região do indo-pacífico

Foto: Justin Trudeau/Facebook
Foto: Justin Trudeau/Facebook

Justin Trudeau chegou esta manhã à Tailândia, onde participa numa cimeira da Cooperação Económica Ásia-Pacífico. A visita tem como objetivo fortalecer as relações comerciais entre o Canadá e região do Indo-Pacífico.

17 e 18 de novembro foram as datas escolhidas para a visita de Justin Trudeau à Tailândia. Depois de Bali, onde participou na cimeira do G20, o primeiro-ministro canadiano seguiu para Bangkcok, para o encontro da Cooperação Económica Ásia-Pacífico.

A Cooperação Económica Ásia-Pacífico é um fórum de 21 países-membros localizados no Círculo do Pacífico. Visa promover o livre comércio e a cooperação económica em toda a região da Ásia-Pacífico.

Com a visita, Trudeau propôs-se precisamente a fortalecer as relações comerciais entre o Canadá e a região.

A Cooperação Económica Ásia-Pacífico integra vários comités técnicos e grupos de trabalho. O objetivo é aconselhar os líderes políticos, de modo que os seus negócios fluam da melhor forma entre diferentes países. Isso passa, por exemplo, pela padronização do registo das transações ou pela criação de regras de privacidade e comércio digital.

Em vez de negociar políticas ou assinar acordos, o grupo apresenta sugestões sobre como impulsionar o crescimento económico e garantir o diálogo constante entre diferentes setores.

Também o presidente chinês, Xi Jinping, e vice-primeiro-ministro russo, Andrey Belousov, integram a lista de participantes.