Trudeau e Stoltenberg: Segundo dia do Secretário-geral da Nato no Canadá

FOTO: JUSTIN TRUDEAU TWITTER
FOTO: JUSTIN TRUDEAU TWITTER

No segundo dia da visita do secretário-geral da NATO ao Canadá, Jens Stoltenberg e o primeiro-ministro Justin Trudeau marcaram presença hoje na cidade de Cold Lake, em Alberta, depois de encerrada a visita de ontem na base de defesa do Árctico, em Nunavut.

Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, e Jens Stoltenberg, secretário-geral da NATO, estiveram na quinta-feira, 26 de agosto, no centro da operação Nanook, a maior operação de treino militar do país no Ártico, e visitaram uma estação de radar em Nunavut.

O objetivo da visita faz parte da renovada concentração do Canadá na segurança do Ártico à luz da invasão russa da Ucrânia, e da subsequente expansão da NATO.

Com a Finlândia e a Suécia a tornarem-se membros, a Rússia vai passar a ser a única nação ártica fora da aliança.

Stoltenberg e Trudeau participaram numa reunião bilateral após visitarem a base da Força Aérea Real Canadiana na cidade de Cold Lake, em Alberta.

O chefe da NATO levantou a questão das despesas com a defesa, dado que o Canadá se encontra entre os países que não conseguiram sistematicamente atingir o objetivo da aliança de gastar 2% do PIB com as forças armadas.