
Foi hoje a primeira reunião bilateral virtual entre o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, e o presidente norte-americano, Joe Biden.
Justin Trudeau, primeiro-ministro canadiano, e Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, tiveram o primeiro encontro virtual desde que Biden assumiu a presidência norte-americana.
Um dos assuntos previstos na mesa na conferência entre os líderes políticos seria o caso dos ‘Two Michaels’, os dois canadianos detidos na China há cerca de dois anos. Este passo foi uma retaliação da China depois do Canadá ter detido a diretora financeira Meng Wanzhou, a pedido dos Estados Unidos.
Outros assuntos em discussão seriam o pedido de apoio pelo primeiro-ministro aos Estados Unidos na aquisição de vacinas contra a Covid-19, depois de um largo atraso na produção na Europa.
Também estava na mesa o caso da expansão do oleoduto Keystone XL, após o novo presidente americano ter cancelado o projeto canadiano de mais de 7 mil milhões de dólares.
Os especialistas esperavam ainda que Trudeau fizesse o pedido de uma isenção canadiana no Buy American, o plano de priorizar as empresas dos EUA para infraestrutura federal e aquisições.
Acompanhe amanhã todos os pormenores e as reações no Canadá sobre o primeiro encontro virtual entre Trudeau e Biden.
