

O primeiro-ministro Justin Trudeau diz que a denominada cimeira dos Três Amigos terá lugar no Canadá, no dia 29 de junho.
Trudeau anunciou a data para a cimeira, que reúne os líderes do Canadá, Estados Unidos e México, durante uma conferência de imprensa para celebrar as realizações do seu governo durante os primeiros seis meses.
Era suposto o Canadá ter recebido uma cimeira dos Três Amigos no ano passado, mas o encontro não se concretizou – em parte porque o primeiro-ministro da altura, Stephen Harper, estava em desacordo com o México sobre a obrigação de visto para os visitantes mexicanos para o Canadá, e em parte porque os EUA haviam resistido à aprovação do oleoduto Keystone XL.
A questão do visto mexicano ainda persiste, mas Trudeau prometeu resolvê-la.
O presidente dos EUA, Barack Obama deverá dirigir-se ao Parlamento logo após a cimeira, enquanto que o presidente do México, Enrique Pena Nieto provavelmente irá fazer uma visita oficial a um par de cidades do Canadá antes do encontro.
Quando Trudeau esteve em Washington em março, Obama anunciou que iria fazer a viagem para o Parlamento como parte da cimeira dos Três Amigos, mas o momento exato permanecia no ar.
Fonte: Canadian Press
