Trillium Book Award: Ann Shin ganha principal prémio literário de Ontário

Foto: Ann Shin
Foto: Ann Shin

Uma poetisa e cineasta de Toronto acaba de ganhar o Trillium Book Award, o principal prémio literário de Ontário. Ann Shin foi distinguida pelo seu livro ‘The Last Exiles’, que conta uma história de amor, sob a opressão de um regime totalitário.

Um conto de dois amantes separados na Coreia do Norte ganhou o principal prémio literário de Ontário.

A poetisa e cineasta de Toronto Ann Shin levou para casa o Trillium Book Award deste ano por ‘The Last Exiles’, publicado pela ParkRow.

O romance conta a história de uma jovem privilegiada e do seu amante pobre, na tentativa de fugirem do regime totalitário de Kim Jong-il.

Já o Trillium Book Award de língua francesa foi entregue a Robert Marinier, pela obra ‘Un conte de l’apocalypse’, publicado pelo Éditions Prize de parole.

Cada autor distinguido com o prémio principal recebe 20 mil dólares. O galardão reconhece a excelência literária em todos os géneros. As editoras dos autores premiados recebem 2.500 dólares para promoverem os títulos.

O Trillium Book Award for Poetry, que homenageia uma das três primeiras obras de um escritor emergente, foi entregue a Bardia Sinaee pela sua coleção ‘Intruder’, da Houseof Anansi Press.

O prémio equivalente em língua francesa foi concedido a Chloé La Duchesse por ‘Exosquelette’, publicado pela Mémoire d’encrier.

Nessas categorias, os autores recebem 10 mil dólares e a editora 2 mil.