TRANSPORT CANADA PREPARA-SE PARA INTRODUZIR NOVAS REGULAMENTAÇÕES PARA OS DRONES

droneEm resposta à crescente popularidade dos drones, a Transport Canada está a planear introduzir novas regras que regem a sua utilização.
Depois de consultar a opinião pública no verão passado, o departamento diz que pretende introduzir novos requisitos regulamentares, ainda este ano, para drones que pesam 25 quilos ou menos e são operados “dentro da linha visual de vista”.
As novas regras vão abordar o licenciamento e formação dos operadores de drones, estabelecer a forma como a aeronave não tripulada deve ser marcada e registada, e criar “regras de voo”, de acordo com o aviso de alterações propostas, da Transport Canada, publicado online.
As atuais diretrizes da Transport Canada indicam que nenhum drone pode voar dentro de um espaço de 9 km de incêndios florestais, aeroportos ou áreas de construção. Os drones também não podem voar acima dos 90 metros, sobre bases militares, prisões, multidões ou em espaço aéreo restrito.
Os regulamentos existentes distinguem entre o uso recreativo e não recreativo de drones. Um certificado de operação de voo especial é necessário para drones não-recreativos que pesam mais de 25 kg e podem voar fora da linha de visão do operador.
Aqueles que querem voar drones que pesam entre 2,1 kg e 25 kg podem fazê-lo sem permissão, desde que cumpram determinados requisitos de isenção.
Pôr a voar pequenos drones recreativos é um passatempo para muitos norte-americanos e geralmente envolve voos de curta distância, disse Doug Marshall, um consultor de aviação da Dakota do Norte.
Os drones comerciais são equipados com câmaras e normalmente usados para fins de investigação ou de vigilância e para capturar imagens aéreas. À medida que se tornaram mais populares no último par de anos, estes levantaram preocupações com a privacidade, observou Marshall ao CTV News Channel na segunda-feira.
A Transport Canada refere que vai continuar a trabalhar com o Gabinete do Comissário de Privacidade para assegurar que os operadores de drones respeitam as leis de privacidade do Canadá.
Fonte: CTV News