
Toronto prepara-se para mais filas no trânsito e mais pressão nos transportes públicos. Isto porque neste outono entram em vigor novas regras de regresso ao trabalho presencial.
Bancos, grandes empresas e o Governo de Ontário vão exigir quatro dias por semana no escritório. Em 2026, muitos trabalhadores regressam ao modo presencial a tempo inteiro.
A previsão é dos especialistas. Os peritos avisam que o impacto pode ser pesado. A cidade já estava no limite, com menos gente a usar transportes e mais carros na estrada.
O Toronto Region Board of Trade recorda que, em 20 anos, entraram mais de um milhão de veículos nas ruas de Toronto. Obras, ciclovias e esplanadas de verão também agravam os atrasos.
A autarquia diz que vai ajustar estratégias para gerir o trânsito e incentiva o uso de transportes públicos. A TTC garante que tem capacidade para receber mais passageiros e que o serviço vai ser reforçado no outono.
Mas os especialistas alertam: sem campanhas para reconquistar a confiança no transporte público, as viagens vão ficar cada vez mais demoradas e frustrantes.
Ainda assim, os comerciantes do centro da cidade esperam que o regresso ao trabalho presencial traga mais clientes.
