
O desfile anual do Pai Natal de Toronto poderá estar fora de perigo, depois de a Câmara Municipal ter concedido financiamento ao evento e a outros festivais para os ajudar a manterem-se em atividade.
A 18 de novembro, a autarquia anunciou mais de 1,6 milhões de dólares em financiamento através da Iniciativa de Estabilização de Eventos Especiais (SESI) para 81 festivais, incluindo o desfile.
O financiamento também deverá apoiar o Toronto Pride Festival, o JerkFest, o Beaches International Jazz Festival, o Salsa on St. Clair e outros.
Justin Trudeau partilhou nas redes sociais que o Governo federal também iria intervir para ajudar o desfile.
Em resposta, o presidente e diretor executivo da Santa Claus Parade, Clay Charters, disse que a organização está grata pelo financiamento, que poderá manter viva uma tradição de 120 anos.
No início de novembro, os organizadores do desfile revelaram que a tradição de longa data estava a enfrentar dificuldades e precisava de financiamento urgente para que o evento pudesse continuar em 2025 e nos anos seguintes. Na mesma altura, a comissão organizadora iniciou uma campanha GoFundMe, esperando angariar 250 mil dólares, mas, até agora, conseguiu um pouco mais de 72 mil dólares.
O 120.º Desfile do Pai Natal atrai mais de 750.000 convidados de todas as idades, religiões e origens culturais. A edição de 2024 inclui 26 carros alegóricos feitos à mão, acompanhados por inúmeros participantes animados, bandas ao vivo e palhaços famosos.
O desfile foi agendado para domingo, 24 de novembro, às 12h30, no Christie Pits Park, com um novo percurso que se inicia no parque e termina no St. Lawrence Market, na Jarvis Street.
