
Um relatório do Angus Reid Institute, uma organização sem fins lucrativos, revelou que 59% dos canadianos afirmam que preferiam trabalhar a maior parte do tempo em casa, se isso fosse possível.
Apesar de nem todos terem esta opção, entre os que já trabalharam em casa no passado ou que o fazem atualmente, o número dos que preferem trabalhar em casa salta para 76%.
Os trabalhadores da área de tecnologia, economia e finanças, também são muito mais propensos a dizer que preferem não voltar. 68% afirmam que preferem trabalhar em casa na maior parte do tempo, e apenas 9% mostram preferência pelo trabalho em tempo integral no local.
Entre aqueles a quem foi pedido que regressassem, as opiniões estão divididas e o cumprimento da medida não é uniforme.
Embora a maioria, 65%, dos que trabalharam a partir de casa afirme que não lhes foi pedido que regressassem ao trabalho ou aumentassem o número de dias no local, entre aqueles a quem foi pedido, 72% dizem que regressaram e cumpriram a política. 5% demitiram-se, enquanto 23% concordaram com o pedido, mas admitem que muitas vezes passam menos dias do que o exigido no escritório.
Os que permanecem em casa são muito mais resistentes a voltar ao escritório. Apenas 28% afirmam que, se fossem solicitados pelo seu empregador atual a regressar, o fariam sem qualquer complicação. 32% afirmam que regressaria, mas começaria a considerar outras opções, enquanto 24% afirmaram que provavelmente se demitiriam imediatamente.