TRABALHADORES DOS CORREIOS RATIFICAM ACORDO ALCANÇADO NO VERÃO PASSADO COM A CANADA POST

canada-postO Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Canadá anunciou na segunda-feira que os seus membros ratificaram um acordo provisório alcançado no verão passado com a Canada Post.
Os carteiros das áreas rural e suburbana votaram 55 por cento a favor do novo contrato, enquanto que os trabalhadores dos correios urbanos votaram 63 por cento a favor, disse Lise-Lyne Gelineau, presidente da secção de Montreal do sindicato.
O acordo representa um aumento do salário de 2,5 por cento para carteiros das áreas urbanas durante dois anos, enquanto que os carteiros dos meios rural e suburbano vão receber 3 por cento durante o mesmo período.
As negociações entre a Canada Post e os seus trabalhadores sindicalizados duraram meses e resultaram em ameaças de bloqueios e greves que nunca se materializaram.
O ponto principal da disputa era a equidade de remuneração.
Os carteiros urbanos, na sua maioria homens, ganham mais 30% do que os carteiros rurais e suburbanos, a maioria mulheres, informou o sindicato.
A questão da equidade de remuneração será estudada por um comité, que terá de reportar em 18 meses.
Depois de ratificado o contrato, após longas negociações, ambos os lados devem regressar à mesa de negociações em junho próximo.
As negociações do contrato ocorreram enquanto o futuro de longo prazo da empresa da Coroa estava a ser estudado por uma comissão parlamentar, que deverá divulgar as suas conclusões na primavera.
A Canada Post afirmou que a incerteza quanto a possíveis interrupções de trabalho custou à empresa cerca de 100 milhões de dólares, durante o terceiro trimestre do ano fiscal, que terminou no dia 1 de outubro.
O sindicato representa aproximadamente 54 000 trabalhadores dos correios em todo o país.
Fonte: Canadian Press