Toyota e Lexus retiram 100 mil carros do mercado canadiano

Foto: Toyota Motor Europe/Flickr
Foto: Toyota Motor Europe/Flickr

Perto de 100 mil veículos da Toyota e da Lexus foram retirados do mercado canadiano, por questões de segurança. Em causa estão airbags defeituosos.

A Toyota e a Lexus estão a proceder à recolha de cerca de 100 mil veículos no Canadá devido à possibilidade de o airbag não ser acionado.

De acordo com a Toyota, o chamado ‘recall’ deve-se a sensores no banco do passageiro dianteiro que podem ter sido “fabricados incorretamente, causando um curto-circuito”.

“Isso impossibilita que o sistema de airbag classifique corretamente o peso do ocupante. Pode não ser acionado como previsto em determinados acidentes, aumentando o risco de lesões.”

A Toyota também está a recolher cerca de um milhão de veículos nos Estados Unidos da América (EUA) pelo mesmo motivo.

O ‘recall’ inclui os modelos Toytota Avalon e Avalon Hybrid 2020-2021, Corolla, Camry e Camry Hybrid, Highlander e Highlander Hybrid, RAV4 e RAV4 Hybrid e Sienna Hybrid 2021. Os veículos Lexus retirados do mercado são dos modelos ES250, ES300, ES350, RX350 e RX450.

A empresa diz que os concessionários Toyota e Lexus vão inspecionar os sensores e, se necessário, substituí-los sem qualquer custo.

Os proprietários afetados vão ser informados sobre o problema até meados de fevereiro de 2024.