TOXINAS AMBIENTAIS ENCONTRADAS NO SANGUE DE CORDÃO UMBILICAL

Um bebé durante uma soneca - 27 de janeiro, 2011 (Cortesia de Joshua Blount)
Um bebé durante uma soneca - 27 de janeiro, 2011 (Cortesia de Joshua Blount)
Um bebé durante uma soneca - 27 de janeiro, 2011 (Cortesia de Joshua Blount)
Um bebé durante uma soneca – 27 de janeiro, 2011 (Cortesia de Joshua Blount)

Testes no sangue do cordão umbilical de um pequeno grupo de recém-nascidos está a aumentar os temores de que as crianças canadianas já carregam toxinas ambientais nos seus corpos no momento do nascimento.
Um relatório da Defesa do Meio Ambiente sugere que os bebés são expostos a substâncias químicas no útero porque os poluentes estão tão difundidos no meio ambiente e nos produtos.
Alguns dos produtos químicos testados estão ligados a problemas de saúde graves, como cancro e problemas de desenvolvimento e reprodução. Durante os testes no sangue do cordão umbilical de três recém-nascidos anónimos na área de Toronto e Hamilton apareceram evidências de 137 produtos químicos. Maggie MacDonald da Defesa do Meio Ambiente sublinha que alguns dos produtos químicos foram proibidos há anos, ainda estavam presentes no sangue do cordão umbilical.
“Esta é uma evidência de que os nossos bebés – que são extremamente vulneráveis – estão a ser sobrecarregados com uma carga de produtos químicos tóxicos antes de nascer”, afirmou MacDonald, a gerente do programa de substâncias tóxicas para a organização.
“As mulheres grávidas não podem proteger-se e aos seus filhos de substâncias químicas tóxicas que estão presentes no nosso meio ambiente. É por isso que isto deve ser um sinal de alerta de que é necessária uma ação forte do governo e da indústria.”
A Defesa do Meio Ambiente está a pedir à Health Canada e à indústria para remover substâncias químicas nocivas de produtos.