

O presidente de Toronto John Tory diz que o sucesso dos Jogos Pan-Americanos não deve ser o único fator para decidir se a cidade vai apresentar uma candidatura para sediar os Jogos Olímpicos de verão 2024.
“Esta é uma grande decisão”, disse. “Não se pode fazer com base na emoção da noite anterior. Sou a favor de consultar com muito cuidado e tomar a decisão de forma racional.”
No sábado, o presidente do Comité Olímpico Canadiano Marcel Aubut falou abertamente em favor de uma Olimpíada 2024 em Toronto, dizendo que ele vai usar “todo o poder” do seu gabinete para apoiar a cidade, caso esta decida apresentar uma candidatura para sediar o evento.
Ele afirmou que o sucesso dos Jogos Pan-Am provou que Toronto está pronta para as Olimpíadas.
Mas Tory disse que há muitos outros fatores a serem considerados na tomada de decisão.
Uma das coisas mais importantes a ter em conta, salientou Tory, será o custo de sediar os Jogos Olímpicos e se isso irá ou não ser um bom investimento para Toronto a longo prazo.
Após o anúncio do COC, Toronto está agora no que é denominado de “fase de convite” do processo de candidatura. A cidade tem até 15 de setembro para enviar uma carta para o Comité Olímpico Internacional (COI) relativamente ao seu interesse na realização dos Jogos.
E Tory disse que o período de seis semanas dá tempo suficiente para determinar se uma candidatura olímpica seria realmente no melhor interesse da cidade.
A proposta tem de ser aprovada pela Assembleia Municipal e pelo COC para se tornar uma candidatura oficial.
Toronto já apresentou candidaturas para sediar os Jogos Olímpicos cinco vezes no passado. As candidaturas da cidade em 1996 e 2008 não tiveram sucesso e as três outras candidaturas não chegaram à fase de votação.
Fonte: CTV Toronto
