

(The Canadian Press/Aaron Vincent Elkaim)
O presidente John Tory diz que a cidade de Toronto vai apresentar o seu pedido para fundos do programa provincial de Assistência à Tempestade de Gelo ($190 milhões), antes do prazo de 31 de dezembro, noticiou a CP24.
Tory fez o comentário na sexta-feira de manhã, na sequência de uma notícia do Toronto Star, que revelou que apenas um, dos 53 municípios da província, apresentou um pedido de dinheiro até ao momento.
O jornal disse ainda que muitos municípios estão a lutar para lidar com o que eles chamam de um processo de candidatura “desnecessariamente complexa”, o que levou o prazo a ser prorrogado de 31 de outubro para 31 de dezembro, no início deste ano.
A 21 de dezembro de 2013, a tempestade de gelo derrubou árvores, deixou cerca de 300 mil moradores sem eletricidade e levou o transporte público a uma paralisação virtual.
Após a tempestade, a Assembleia Municipal votou pelo pedido de $106 milhões em ajuda provincial; no entanto, numa votação posterior, esse número foi revisto para $86.5 milhões.
De acordo com o Star, o único município a apresentar um pedido formal de ajuda até agora foi a municipalidade de Mapleton, que fez uma reivindicação de $23,009.
Não se sabe quanto tempo a província vai exigir para analisar os pedidos, no entanto um post no website do governo explica que todas as reivindicações apresentadas antes do prazo serão examinadas “o mais rápido possível”.