
O presidente John Tory diz que é hora de “reduzir a burocracia e simplificar o processo para os promotores imobiliários” para que possa ser construída mais habitação a preços acessíveis em Toronto, noticiou a Citynews.
Durante uma conferência de imprensa na segunda-feira, Tory anunciou a iniciativa Open Door, a qual vai tornar mais fácil para os promotores privados e sem fins lucrativos construírem habitação a preços acessíveis em terrenos da cidade.
Com mais de 90 mil famílias na lista de espera Housing Connections, Tory salientou que a cidade tem de fazer as coisas mais rápido.
Tory, juntamente com os vereadores Ana Bailão e Josh Matlow, anunciou a iniciativa num terreno disponível, propriedade da cidade, localizado no número 200 da Madison Ave., perto da Spadina Road e Dupont Street, que foi declarado para habitação a preços acessíveis há 10 anos atrás, mas que ainda permanece vago.
O presidente recordou que a cidade estabeleceu uma meta em 2009 de construir 10 mil unidades habitacionais do tipo em 10 anos, mas está muito aquém do objetivo, com apenas 2.800 a serem construídas nos primeiros cinco anos.
O presidente indicou que a cidade tinha uma meta de 250 novas unidades por ano, mas em vez disso construiu apenas 52 por ano.
Uma das recomendações do programa Open Door (Portas Abertas) é investir 20 milhões de dólares do Development Charges Reserve Fund para habitações sociais, a fim de arrancar o mais rápido possível com os projetos.
Bailão adiantou que as recomendações serão consideradas na reunião do comité executivo em maio, e espera um relatório da equipa até ao final do ano.
A cidade também está a procurar começar a construir habitação para arrendamento a preços acessíveis no local da Madison em 2016, disponibilizando mais de 80 unidades a preços acessíveis para cerca de 200 pessoas da lista de espera Housing Connections.
O Comité de Habitação Acessível vai discutir a iniciativa Open Door na sua reunião de segunda-feira.