
O presidente John Tory diz que um plano revisto para a extensão do metro de Scarborough, que vai eliminar duas das três estações previstas e reinvestir uma poupança de mil milhões de dólares na construção de uma linha de metropolitano ligeiro, vai permitir que a cidade possa finalmente “avançar” com o projeto.
O plano, que é detalhado num relatório do staff que foi divulgado na quinta-feira como parte da agenda para a reunião do comité executivo da próxima semana, aponta para uma rota a funcionar diretamente da Estação de Kennedy para o Centro da Cidade de Scarborough, ao longo da McCowan Road, eliminando as estações previamente previstas para as avenidas Sheppard Lawrence.
De acordo com o relatório do corpo técnico, a mudança vai baixar cerca de mil milhões de dólares do custo total de 3,5 mil milhões de dólares para o projeto, permitindo que a cidade possa investir esse dinheiro na construção de uma linha de LRT (com 17 paragens) para o campus Scarborough da Universidade de Toronto. Esse LRT, observa o relatório do pessoal, já passou por uma avaliação ambiental e está perto de poder avançar.
O relatório da equipa, que foi preparado pela Chief Planner Jennifer Keesmaat, sugere que o plano revisto para a extensão do metro satisfaz duas principais prioridades de transporte para Scarborough da cidade, que visam “apoiar o desenvolvimento do centro de Scarborough como um nó urbano vibrante” e “melhorar a acessibilidade local”, especificamente ao longo da Eglinton Avenue e Kingston Road.
O relatório também especifica que a extensão LRT e metro combinada com uma futura estação SmartTrack na Lawrence Avenue East proporcionará aos residentes de Scarborough um maior acesso ao transporte rápido do que aconteceria com uma extensão do metro com três paragens.
Na verdade, o relatório diz que 63,961 pessoas vão viver dentro de um espaço de 500 metros de ambos o LRT e estações de metro, em comparação com apenas 13.943 com a extensão do metro com três paragens. O relatório também aponta que 27,737 postos de trabalho surgirão a menos de 500 metros das estações no âmbito do novo plano contra apenas 22.875 no âmbito do anterior plano. O plano revisto também irá oferecer aos residentes de Scarborough um acesso a mais postos de trabalho dentro de um trajeto de 45 minutos do que a extensão do metro com três paragens (19.333 contra 11.667).
É esperado que a província do Ontário venha a pagar cerca de 1,5 mil milhões de dólares dos custos para o projeto, enquanto que o governo federal deverá contribuir com 660 milhões de dólares. A cidade tinha previsto financiar a sua parte dos custos através de uma taxa de imposto sobre imóveis, que está a ser faseada ao longo de um período de três anos.
Ainda que não seja totalmente claro qual o custo total do Scarborough LRT, o relatório da equipa diz que tanto o LRT, como a extensão do metro (uma paragem), podem ser construídos por aproximadamente o mesmo custo combinado, e num período de tempo semelhante ao da extensão (três paragens) do metro de Scarborough.
De acordo com uma declaração do ministro dos Transportes Steven Del Duca, o governo provincial “continua firme” no seu compromisso financeiro para a extensão do metro de Scarborough.
Fonte: CP24