
A vigília em homenagem às vitimas do atropelamento ocorrido na área da Finch Ave e Yonge Street, a 23 de abril, levou milhares de pessoas à praça Mel Lastman. A movimentação no local começou logo ao início da tarde, e ao entardecer, já não havia espaço livre. Dez velas, cada uma a representar uma das vítimas, foram acesas. Muitas flores, cartões e mensagens foram levados pelos participantes para um memorial improvisado no local.
A cerimónia começou com uma marcha pública pela Yonge Street. Líderes políticos canadianos juntaram-se aos moradores numa marcha lenta até à praça, cantando hinos em homenagem às vítimas. O primeiro ministro canadiano Justin Trudeau caminhou ao lado da premier de Ontário, Kathleen Wynne, do presidente da Câmara Municipal John Tory e do premier do Quebeque, Phillipe Couillard. Depois, todas as autoridades assinaram o livro de condolências.Trudeau expressou-se através das redes sociais, nomeadamento no Twitter, onde colocou fotografias da sua participação na vigília com o comentário: “Hoje à noite, Toronto e todo o Canadá lembram e lamentam juntos”, usando de seguida a hashtag #TorontoStrong.
O primeiro ministro também exaltou o trabalho dos polícias e equipas de emergência no episódio, publicando uma imagem em que abraçava um polícia e escreveu: “Eles estão sempre lá para nós quando mais precisamos deles, e na segunda-feira eles voltaram a estar no local, novamente. Obrigado à Toronto Police, Toronto Fire e Toronto EMS por tudo que fazem para nos manter seguros.”
Ao CMC, o líder federal do NDP Jagmeet Singh, disse que era possível sentir o amor na multidão alí presente. “Isto vai ser algo que vamos todos lembrar por muito tempo. Temos cá pessoas de várias ascendências, e todas unidas em nome do amor. Isso é realmente poderoso, ” referiu.
Membros da comunidade de língua portuguesa estavam presentes e falaram da emoção que sentiram. “Eu acho que esta homenagem às dez vítimas foi uma maneira de virmos todos aqui pedir um momento de paz. As pessoas de várias religiões disseram amén de uma forma unida para lembrar as vítimas,” disse Jorge da Costa, um luso-canadiano visivelmente emocionado.
A cidade de Toronto estimou que cerca de 25 mil pessoas participariam da vigília que também contou com a intervenção de porta-vozes das principais denominações religiosas e coros de várias escolas e instituições do país.