TORONTO É A CAPITAL DA POBREZA INFANTIL DO CANADÁ

O horizonte de Toronto antes do nascer do sol - 26 de setembro de 2014 (George Stamou / CTV News)
O horizonte de Toronto antes do nascer do sol - 26 de setembro de 2014 (George Stamou / CTV News)
 O horizonte de Toronto antes do nascer do sol - 26 de setembro de 2014 (George Stamou / CTV News)
O horizonte de Toronto antes do nascer do sol – 26 de setembro de 2014 (George Stamou / CTV News)

Toronto tem a maior percentagem de jovens que vivem em situação de pobreza das 14 maiores áreas urbanas do Canadá, de acordo com um relatório recém-lançado.
O relatório foi divulgado na terça-feira pela Children’s Aid Society de Toronto, e foi compilado usando dados fiscais da Statistics Canada para 2013.
Os dados mostraram que mais de uma em cada quatro crianças vivem em agregados familiares de baixo rendimento em Toronto. Aproximadamente 144.000 jovens, ou 29 por cento, estão a viver em agregados familiares de baixo rendimento.
A cidade também tem a maior percentagem do total da população a viver com baixo rendimento (22,6 por cento).
O relatório usou a informação de baixo rendimento (antes do imposto) da Estatísticas do Canadá para calcular a percentagem. O cálculo baseia-se no rendimento médio de todos os agregados familiares, e ajustado com base no custo de vida e do número de pessoas que vivem na casa.
Constatou-se que as taxas de pobreza infantil mantiveram-se praticamente inalteradas na maior cidade do Canadá desde 2007.

report II

O relatório refere que a pobreza é mais elevada entre indivíduos de antecedentes não europeus.

“Crianças de cor, crianças indígenas, crianças de famílias monoparentais ou famílias recém-chegadas, e crianças com deficiência são mais propensas a experimentar a pobreza em Toronto”, refere o relatório.
As crianças que vivem em alguns bairros de Toronto são 10 vezes mais propensas a viver em situação de pobreza. A taxa de pobreza é mais de 50 por cento em Regent Park, Moss Park, Oakridge e Thorncliffe Park, concluiu o relatório.
A taxa de pobreza dos jovens é menor (menos de 5,2 por cento) em Lawrence Park North, Leaside-Bennington e Kingsway South.
O relatório constatou que 18 dos 25 bairros de Scarborough tinham uma taxa de pobreza infantil de 30 por cento ou mais. Na cidade, 18 bairros tiveram taxas de pobreza infantil de 40 por cento ou mais.
As taxas de pobreza entre os jovens baixaram nas fronteiras da cidade, mostrou o relatório. As taxas de pobreza são cerca de 21 por cento em Peel, 15 por cento em York e Durham, e 11 por cento em Halton.

report

O relatório constatou que a taxa de pobreza infantil e juvenil de Toronto era quatro por cento mais alta do que em Montreal, cidade classificada em segundo lugar pelo relatório. Montreal tem uma taxa de 25 por cento das crianças de 0-17 em agregados familiares de baixo rendimento.

As taxas para as 14 áreas geográficas consideradas são as seguintes:
Toronto – 29 por cento
Montreal – 25 por cento
Winnipeg – 24 por cento
Hamilton – 22 por cento
Peel – 21 por cento
Vancouver – 20 por cento
Otava – 17 por cento
Edmonton – 16 por cento
Waterloo – 16 por cento
York – 15 por cento
Durham – 15 por cento
Calgary – 14 por cento
Halton – 11 por cento
Quebec City – 9 por cento
Fonte: CTV News