
O presidente de Toronto, John Tory, diz estar satisfeito por a cidade ter direito a mais de metade dos 8,34 mil milhões de dólares em fundos de infraestrutura que o governo federal está a alocar para o Ontário -, mas apenas se a província assumir a sua quota-parte do financiamento.
Toronto deve receber cerca de 4,8 mil milhões de dólares para o seu plano de expansão da rede de transportes, incluindo grandes projetos de uma linha de alívio do metro, o plano ferroviário Smart Track, o metro ligeiro de superfície na Eglinton East e o transporte na orla marítima.
Mas a ajuda financeira federal está dependente do financiamento da província de pelo menos 33 por cento dos custos, pelo que Tory está a pedir que o Ontário vá mais longe, aceitando compartilhar os custos de 40-40-20.
Tory admite que ainda não sabe de onde virá a quota-parte de 20% de Toronto, já que o governo Liberal provincial lhe negou o poder de impor portagens rodoviárias – uma decisão que agravou a relação entre os dois níveis de governo.
Mesmo assim, Tory diz que ficaria surpreso se a província deixasse milhares de milhões de dólares na mesa, argumentando que não poderia comprometer-se com um financiamento de 33%.
O ministro dos Transportes Steven Del Duca ainda não respondeu.
Fonte: Canadian Press