
Mais de dois mil golfistas ajudaram a angariar cerca de 1,8 milhões de dólares para organizações comunitárias da região de Toronto
O que começou há mais de duas décadas como um torneio modesto entre colegas de trabalho tornou-se num evento de proporções grandiosas. Na sua 24.ª edição, o torneio anual de golfe organizado pelo sindicato LiUNA Local 183 foi mais do que um simples dia de prática desportiva: foi uma celebração da união, da partilha e do poder de fazer o bem.
O evento, que, este ano, decorreu a 26 de junho, tem como principal missão angariar fundos para apoiar organizações de solidariedade que fazem a diferença nas comunidades da região metropolitana de Toronto. Entre elas, a Luso Canadian Charitable Society (LCCS), que apoia pessoas com necessidades especiais.
Para o ‘Business Manager’ da LiUNA 183, Jack Oliveira, apoiar a comunidade é uma das missões do sindicato.
“Quando há unidade e quando todos trabalhamos com o mesmo objetivo, o resultado só pode ser positivo. Quero agradecer aos nossos parceiros empresariais, ao meu conselho executivo, aos meus representantes, ao staff da Local 183. Todos juntos fizemos um belo trabalho”, disse Jack Oliveira ao Correio da Manhã Canadá (CMC).
“No final de contas, o que importa é angariar fundos para as organizações solidárias que precisam de apoio. Acredito que vamos ultrapassar a meta do ano passado, quando angariámos um milhão e meio. Este evento continua a enviar uma mensagem muito forte: unidos, não há nada que não possamos fazer.”
Quem participou trouxe boa vontade e desejo de ajudar o próximo. “É uma honra estar aqui a participar e a colaborar”, disse Marcelo Catalá, um dos participantes do torneio, ao CMC.
“É incrível. A Local 183 angaria muito dinheiro e apoia muitas instituições de caridade excelentes, e estamos orgulhosos de os apoiar”, acrescentou Anthony de Batista, outro participante.
“Conheço as diferentes instituições de caridade que beneficiam destes fundos. Apoiam crianças com deficiência, jovens em risco… sei que ajudam muitas pessoas diferentes. Por isso, estou entusiasmada por estar aqui hoje”, disse, por sua vez, Marisa Preston, que também participou no torneio.
Joel Filipe, outro participante, partilhou o entusiasmo: “Vai ser um dia bom, com cerca de 2 mil golfistas. Mas o mais importante são as instituições que vão ser recompensadas com o dinheiro que se vai angariar hoje aqui.”
Paul Simon fez questão de trazer o filho e o sobrinho para participar no evento – uma oportunidade de passar tempo em família e de ajudar o próximo.
“A família é o mais importante. A família é a base de tudo na vida. E, tal como a família, a LiUNA é uma grande família para nós, e adoramos estar aqui. Vamos ter um dia fantástico e queremos garantir que todos sabem que estamos aqui para nos apoiarmos uns aos outros”, disse Paul ao CMC.
Entre os convidados especiais, destacou-se Patrick Sheridan, um dos homenageados deste ano pelo sindicato com o cartão de ouro pelos 50 anos de associação à LiUNA Local 183.
“A LiUNA é a minha segunda família. Significa tudo para mim”, declarou. “Aos jovens, digo: adiram à LiUNA ou a algum sindicato. Vão ter uma boa vida, ganhar um bom salário e uma boa reforma”, garantiu.
Depois de um pequeno-almoço reforçado, às 8:30 am em ponto, os golfistas iniciaram o campeonato de forma sincronizada nos 14 campos de golfe participantes no torneio. Os locais selecionados estão entre os mais prestigiados da Área Metropolitana de Toronto, como o Copper Creek, em Vaughan, o Lion’s Head, em Brampton, e o Angus Glen, em Markham.
Ao todo, participaram 2.016 jogadores – o maior número da história do torneio – colocando-o entre os maiores campeonatos de golfe do mundo. Entre os golfistas, membros do sindicato, reformados, gestão sindical e empresas parceiras, todos deram o seu melhor.
Mas a jornada solidária não terminou com o último ‘putt’. Ao fim da tarde, todos seguiram rumo à nova e imponente sede da LiUNA Local 183, em Vaughan, onde um jantar digno de campeões encerrou o dia com chave de ouro.
Houve discursos, reencontros, brindes e prémios – muitos prémios. Entre os brindes, inclui-se um carro novo. E como se não bastasse, até o premier de Ontário, Doug Ford, marcou presença na festa, reforçando o peso e a influência que o sindicato tem vindo a conquistar ao longo dos anos.
“A LiUNA é inigualável quando se trata de angariação de fundos, de retribuição às comunidades, de construção de comunidades”, elogiou o premier. “Nós, enquanto Governo provincial, estamos muito, muito gratos à LiUNA, e tenho a certeza de que todos os 444 municípios também apreciam o trabalho incrível que o sindicato faz.”
E no fim das contas, o número impressiona: 1.779.980,72 dólares angariados para apoiar instituições de solidariedade em toda a província. Uma verdadeira tacada de mestre a favor de quem mais precisa.