TORIES VENCEM ELEIÇÃO INTERCALAR PROVINCIAL EM SAULT STE. MARIE

Os Conservadores saíram vencedores de uma eleição intercalar provincial em Sault Ste. Marie, Ontário, ficando agora com o assento parlamentar que estava na posse dos Liberais.

Ross Romano venceu o candidato do NDP, Joe Krmpotich, e o Liberal Debbie Amaroso ficou em terceiro, de acordo com os resultados preliminares na noite de quinta-feira.

O círculo eleitoral estava na posse do ex-ministro do elenco governamental Liberal, David Orazietti, desde 2003, até que ele anunciou em dezembro que iria deixar o cargo, levando à convocação da eleição intercalar.

Num discurso de vitória em Sault Ste. Marie, o líder do partido Conservador do Ontário, Patrick Brown, disse que os Liberais não podem pensar que têm o voto dos eleitores como certo.

A eleição de quinta-feira era vista por muitos observadores políticos como um teste decisivo para o sentimento público na eleição provincial de 2018, isto de acordo com Trevor Tchir, professor de ciência política na Algoma University de Sault Ste. Marie.

Os observadores estavam interessados em ver se os Liberais conseguiam manter em sua posse o círculo eleitoral, apesar da queda nas sondagens do partido e da primeira-ministra Kathleen Wynne.

De acordo com os resultados preliminares, Romano venceu com cerca de 40 por cento dos votos, seguido por Krmpotich com 33 por cento e Amaroso com 23 por cento.

Os Liberais haviam diminuído as expectativas antes da eleição intercalar, advertindo contra a leitura “precipitada” sobre como o partido irá comportar-se nas eleições gerais do próximo ano.

Para a líder do NDP, Andrea Horwath, a grande luta está reservada para 2018.

Fonte: Canadian Press