Tom Kurvers 1962-2021: Morreu o antigo defesa dos Montreal Canadiens

O internacional português, Nani, foi decisivo ao marcar um golo na derrota do Toronto FC no regresso da MLS. Já na NHL, morreu o antigo defesa dos Montreal Canadiens. Aos 58 anos, Tom Kurvers não resistiu a um cancro no pulmão.

Os Montreal Canadiens preparam o duplo confronto com os Golden Knights a contar para os Playoffs da NHL. No entanto, a semana não podia ter começado pior para a equipa canadiana que viu partir o antigo defesa do clube. Tom Kurves não resistiu a um cancro no pulmão e acabou por morrer aos 58 anos. Nascido em Minneapolis, nos Estados Unidos, Tom Kurvers começou a carreira de 11 anos na NHL na época 1984-85 com a turma de Montreal, depois de quatro temporadas de sucesso com os Bulldogs Duluth da University of Minnesota. Encerraria a carreira universitária em 1984, ganhando o Prémio Hobey Baker como o melhor jogador da Liga de Desporto Universitário.

Considerado um defesa habilidoso, Kurvers jogou uns impressionantes 659 jogos na carreira na NHL entre Buffalo, New Jersey, Vancouver, Toronto, New York Islanders, Anaheim e, é claro, nos Canadiens. Fez 93 golos e 421 pontos. No palmarés profissional conta com uma Copa Stanley com os Habs em 1986, após registrar 30 pontos em 62 jogos.

Jogou a última temporada no hóquei profissional em 1995-1996 levando o Seibu-Tetsudo Bears de Tóquio ao primeiro escalão do campeonato japonês.

Em 1998-99, assumiu a função de olheiro dos Phoenix Coyotes. Depois de alguns anos como olheiro e um ano como técnico adjunto, foi promovido a diretor de jogadores em 2005. Juntou-se ao Tampa Bay Lightning em 2008 antes de regressar ao estado natal dez anos depois e servir o Minnesota Wild.

Os Canadiens, nas redes sociais, prestaram uma homenagem ao antigo defesa do clube.